top of page
europluralproject

Prescrição Social como benefício social e de desenvolvimento local  





 

A Associação EuroPlural Project que chega há um ano de projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, tem em suas linhas de atuação e de seus eixos o trabalho da saúde mental vinculado à arteterapia e a educação, como temáticas e bases de atuação e de desenvolvimento de ações e de projetos.

Das linhas de projetos, até então aprovados, a linha de saúde mental está presente em projetos ou tendo sido finalizados recentemente ou em processo de desenvolvimento ou mesmo em fase de implantação, tendo a arteterapia e a educação como ferramentas associadas, presentes e atuantes no desenvolvimento local e no benefício social.

Neste sentido, este artigo da EuroPlural tem a temática da Prescrição Social como ênfase de discussão. Metodologia já desenvolvida e praticada em alguns países da Europa, inclusive, mas ainda de forma incipiente, em Portugal.  

Três projetos relevantes que estão em fase de implantação ou foram realizados de forma recentes, em destaque:

- Projeto Trust Art Therapy:

O projeto se destaca por mais uma parceria consolidada com o Centro St. Martin. Recém-aprovado e cofinanciado com recursos da União Europeia, por meio do Erasmus+, que traz além da EuroPlural, de Portugal e mais as seguintes instituições, além do Centro St. Martin (Bélgica):  Greek Caresrs Network Epioni, da Grécia; National University “Yuri Kondratiuk Poltava Polytechnic, da Ucrânia; Leuktaemia Foundation of Luxembourg, de Luxemburgo; e Fondazione Di Liegro Ets, da Itália.

Em síntese, o projeto é dedicado a tratar questões relacionadas à assistência de saúde mental às vítimas da Ucrânia ou aplicável a qualquer situação de conflitos de guerra e outras formas de violência, por meio da arteterapia, seja pela inclusão e promoção do conhecimento acerca dos impactos humanos em regiões de conflitos. Um dos pilares do projeto é a promoção de ferramentas e a comunicação, além de valores da União Europeia, calcados nos Direitos Humanos, diante de situação de conflitos graves, relacionados às diversas formas de violência, oriundas de situação de guerra.

 

- Projeto Mobilidade Portugal-Bélgica

O projeto foi composto de diversas atividades em mais uma relevante parceria com o Centro Neuropsiquiátrico de St-Martin, da cidade de Namur, na Bélgica. As atividades ocorreram em maio passado. A parceria no porjeto consistiu em desenvolver a formação do curso profissional “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, um dos grandes parceiros no processo de desenvolvimento humano e social. O projeto foi contemplado pelo Programa Erasmus+ e cofinanciado pela União Europeia. As atividades de formação por integrantes da EuroPlural, como Adriana Lima, psicóloga e formadora externa do Instituto de Empregos e Formação Profissional – IEFP, Rubiélson Medeiros, coreógrafo, bailarino e também formador externo pelo IEFP e Ivo Marques  apresentando o papel da EuroPlural e do programa de mobilidade contemplado pelo programa Erasmus.

O grupo de mobilidade foi composto por cinco (5) profissionais técnicas do Centro Saint Martin, para integrarem o respectivo curso, que realizou uma série de atividades de aprendizagem relacionadas com eco-responsabilidade alinhado com o pacto Verde Europeu. Além da formação, a programação  desenvolveu diversas atividades práticas e formação sociocultural e a valorizar o intercâmbio multidisciplinar, além visitas técnicas e culturais, pelas cidades de Braga e do Porto. O projeto recebeu relevantes apoios em Portugal, seja pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), da Unidade de Saúde Local (ULS) São João, no Porto e do Mercado Municipal de Braga, onde o curso foi ministrado.

 

- Seminário Internacional de Inovação Teecnológica e Social em Saúde Mental

A Associação EuroPlural esteve presente, por meio do desenvolvimento da dança, aliada à arteterapia e o desenvolvimento terapêutico associada à saúde mental.

O seminário internacional trouxe 15 anos de experiências e práticas desenvolvidas no campo da investigação e da pesquisa colaborativa, bem como o intercâmbio destas práticas na Europa. O evento foi conduzido pelo Centro de Neuro-Psiquiatria St. Martin, na cidade de Namur, na Bélgica.

E, falar em desenvolver projetos, desdobrar ações, atividades para o bem-estar num mundo melhor possível, ainda que numa visão de futuro, mas que hoje aloca este conhecimento e práticas de desenvolvimento sociocultural, tudo isso está nas premissas e atividades da EuroPlural.

Neste sentido, um projeto em fase de implantação “A Arte que Acolhe: Um Projeto de Prescrição Social” é um projeto que possui a temática da Prescrição Social como base de trabalho e de desenvolvimento das atividades, e que as linhas de educação e arteterapia convergem para a questão da saúde mental, mas, também, a saúde física, emocional como um todo.

O projeto tem como fundamentação o desdobramento da tese final de mestrado da artista visual, formadora e arte-educadora Analu Carvalho, vinculada à EuroPlural. Fruto do mestrado em “Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais”, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

O projeto parceria entre Associação EuroPlural Project e a Universidade de Coimbra possui a orientação da professora-doutora Maria do Rosário Pinheiro, com licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, área de Terapêutica do Comportamento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1989); Mestrado em Ciências da Educação (1993); Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação pela FPCE-UC (2004). E, a coorientação do médico psiquiatra João Alves, pós-doutor pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho e membro da Unesco Chair Global Health & Education e professor de ensino superior e profissional, que atualmente desenvolve e atua em diferentes projetos do Programa Erasmus junto à EuroPlural.

Este projeto visa a sensibilização e capacitação de futuros agentes de prescrição social, no primeiro estudo de caso. Além disso, visa avaliar a eficácia das intervenções socioeducativas, por meio da estratégica inovadora da Prescrição Social, como ferramenta para melhorar a saúde mental e a sensação de bem-estar, revitalizar o senso de comunidade e identidade local entre indivíduos, grupos e comunidades vulneráveis.

O projeto de intervenção/ação será desenvolvido por meio de workshops semanais, com sessões de duas horas e um máximo de vinte participantes, com previsão de duração de 10 meses de desenvolvimento. Esses workshops serão desenvolvidos pela EuroPlural Project em parceria com a área de saúde de Braga, uma vez que a associação reside na cidade e um valor agregado à comunidade bracarense. As atividades propostas são artes performativas, artes visuais e a participação em eventos culturais.

Na investigação será utilizada uma abordagem qualitativa, por meio de um processo de investigação participativa e com método de estudo de caso, investigação-na/pela-ação. Os instrumentos de coleta de dados incluirão entrevistas semiestruturadas, questionários e registos de observações e reflexão, com base na educação social, cuidados da saúde mental, arteterapia e bem-estar, justamente, visando coletar informações detalhadas sobre a implementação e os impactos da prescrição social.

A arte pode associar-se à Educação Social como ferramenta, na busca dessa inovação social. Primeiramente, por propiciar o desenvolvimento criativo e cognitivo. Além disso, a educação artística, por ser um processo complexo que impulsiona o pensamento crítico, habiilta e capacita as pessoas a ter um maior grau de conscientização acerca do mundo que o orbita e possibilitar que a comunidade assistida possa obter condições de obter um pensamento mais crítico, diante de seus pensamentos, decisões e na rotina a qual está condicionado. Pois os processos artísticos possibilitam a construção deste pensamento crítico e reflexivo para resolver essas questões. Além disso, as manifestações artísticas possuem o potencial de oferecer uma contribuição significativa para o desenvolvimento de uma sociedade saudável, promovendo o bem-estar coletivo. Elas representam um recurso ainda não plenamente explorado, cuja integração aos sistemas de saúde e de assistência social, atualmente enfrentando desafios de pressão substancial, poderia propiciar não apenas inovações metodológicas, mas também soluções economicamente sustentáveis, segundo dados da própria Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesse contexto, a Prescrição Social se destaca como uma prática relevante.

Ainda segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prescrição Social pode ajudar a abordar as causas subjacentes dos problemas de saúde e bem-estar dos pacientes, em vez de simplesmente tratar os sintomas. Assim, a prescrição social é uma abordagem mais holística aos cuidados de saúde, que promove cuidados integrados baseados na comunidade e contribui no âmbito da prestação de serviços de saúde.

Sempre lembrando que, contudo, a expressividade artística, cultural e educacional sejam pontos fortes de seus conceitos e premissas de atuação da Associação EuroPlural, a saúde mental é uma área de protagonismo importante no desenvolvimento das atividades. Bem como projetos aprovados pelo programa Erasmus+, tendo extensão de suas ações em países como Bélgica, Ucrânia, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Itália, por exemplo.

Para mais informações, estas podem ser obtidas no nosso site: https://www.europluralproject.org/

 

Assessoria de Comunicação EuroPlural:

Cláudio Paula (claudiopaula@ymail.com – 911-166-120)

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page