Projeto de Investigação
– A Arte que acolhe: um projecto de Prescrição Social
Resumo do projecto de Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
A presente dissertação em desenvolvimento, intitulada “A arte que acolhe: um projeto de Prescrição Social”, insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
O estudo investiga a intersecção entre Arte, Saúde e Educação Social no contexto de programas de Prescrição Social comunitária, analisando de que forma a integração da arte em intervenções socioeducativas pode contribuir para a promoção do bem-estar mental, físico e social, incentivando o envelhecimento ativo e fortalecendo a identidade comunitária, especialmente entre grupos em situação de vulnerabilidade.
A investigadora Analu Carvalho, associada e em parceria com a Associação EuroPlural Project, assumiu um papel ativo na pesquisa, participando tanto como facilitadora quanto como observadora.
Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, orientada pelos princípios da Investigação-Ação, para aprofundar a compreensão sobre o impacto da dança no bem-estar e na coesão social. Para tal, recorreu-se a técnicas como a observação participante e a análise de dinâmicas grupais, questionários semiestruturados e entrevistas, permitindo uma avaliação aprofundada dos efeitos da intervenção.
A investigação foi realizada por meio do projecto “Women Dance Braga — Dança e Direitos Humanos”, em parceria com a Associação EuroPlural Project, e baseou-se na realização de workshops semanais, com três horas de duração, ocorridos entre 27 de fevereiro e 5 de junho.
O de desenvolvimento foca em três grandes pilares: Formação Profissional; Investigação na área da Dança e Saúde; e Criação Artística e Consciência Social.
O público-alvo da pesquisa incluiu mulheres entre os 20 e os 60 anos, de nacionalidade portuguesa, brasileira e ucraniana.
Uma iniciativa inovadora que visa oferecer um espaço de formação, pesquisa e expressão para mulheres com mais de 18 anos, atualmente, promovendo uma abordagem única e experimental da dança.
Os resultados desta investigação visam contribuir para a literatura sobre a práticas da Prescrição Social e fornecer subsídios para a implementação de políticas e programas que promovam a arte como ferramenta para o desenvolvimento comunitário e a saúde pública.
A Associação EuroPlural Project é uma organização sem fins lucrativos que visa promover a diversidade, a igualdade de direitos e a equidade na saúde e na educação, trabalhando de forma inclusiva e afirmativa, respeitando a diversidade de etnia, género, sexualidade, expressões e habilidades.