Arte e saúde em Braga: Projeto TRUST reuniu refugiados ucranianos e profissionais de seis países
- europluralproject
- 10 hours ago
- 2 min read
Entre os dias 21 e 24 de janeiro, Braga acolheu um encontro internacional do projeto europeu TRUST – Arte Terapia em Movimento, que reuniu mais de 30 participantes, incluindo refugiados ucranianos atualmente residentes em Portugal, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Grécia e Ucrânia, bem como médicos, psicólogos, terapeutas, artistas e educadores.
Fotos: Arquivo EuroPlural
A iniciativa, cofinanciada pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus+ (KA220) — Projeto n.º 2024-1-BE01-KA220-ADU-000257527 — e coordenada pelo Hospital CNP Saint-Martin (Bélgica), promoveu atividades de formação, criação artística e intervenção comunitária, centradas na relação entre arte, saúde mental e integração social.
As atividades decorreram nas instalações da Human Power Hub, incubadora de inovação social em Braga, e no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, envolvendo parceiros da Bélgica (Centro Neuropsiquiátrico de Saint-Martin), Ucrânia (Universidade Nacional Politécnica de Poltava “Yuri Kondratyuk”), Grécia (Rede Grega de Cuidadores EPIONI), Itália (Fondazione Don Luigi Di Liegro), Luxemburgo (Fundação LEKAMA) e Portugal (Associação EuroPlural Project).
O encontro incluiu uma reunião de coordenadores internacionais, destinada a avaliar o progresso do projeto e a preparar as próximas fases de mobilidade, previstas para maio, na Grécia, e posteriormente na Ucrânia.
Dança, arte-terapia e saúde mental

Durante a mobilidade em Portugal, foram realizados workshops de dançaterapia, coreologia e práticas artísticas integradas, explorando o impacto do movimento e da expressão artística no bem-estar emocional, na reconstrução identitária e na integração social de pessoas refugiadas.
Fotos: Arquivo EuroPlural
Através de práticas corporais e artísticas, os participantes criaram espaços de escuta, partilha e criação coletiva, reforçando a arte como ferramenta terapêutica e de transformação social.
O projeto TRUST prevê a criação de vários produtos e recursos inovadores, incluindo um documentário internacional, uma instalação de artes visuais intitulada TRUST e um MOOC (curso online aberto e acessível) sobre arte-terapia e educação de adultos. Estes outputs visam disseminar metodologias de intervenção psicossocial e artística junto de profissionais, instituições e comunidades em toda a Europa.
Performance comunitária no Museu D. Diogo de Sousa
Um dos momentos de destaque foi a performance “The Body in the Museum: A Health Performance”, apresentada a 24 de janeiro no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga.
Fotos: Fábio Gomes
A intervenção artística multidisciplinar e comunitária integrou cerca de 50 participantes, incluindo profissionais de saúde, educadores, artistas, imigrantes e refugiados da Ucrânia. A obra propôs um percurso sensorial e performativo pelo museu, articulando o património arqueológico com práticas contemporâneas de dança, música, poesia, artes visuais, cinema documental e arte-terapia, enquadradas nos domínios da prescrição social e da saúde comunitária.
O evento integrou o Fórum de Prescrição Social do Minho, o projeto Trust Art Therapy e homenagens do Prémio Pluridisciplinar, celebrando práticas inovadoras de cuidado, cultura e intervenção social.


















Comments