Nasce uma startup: a Associação EuroPlural Project. Uma iniciativa de Portugal que com o seu lançamento emerge ao público e a sociedade, de um modo global, como diz seu próprio nome. Pluralidades nas suas diversas formas de expressão, integração cultural, troca de experiências e saberes, num espectro vasto de disciplinas, seja na arte, na educação, saúde e nas humanidades, ou seja: plural.
Na sua formação, uma composição de raízes de cinco países na integração da EuroPlural: Brasil, Portugal, Moçambique, França e Ucrânia integrando este universo de pluralidades e múltiplas linguagens de expressão de forma a impulsionar o bem-estar das comunidades, por meio do engajamento em atividades que transcendem fronteiras e linguagens. Um rápido retrato de integrantes da EuroPlural, nesta diversidade de pessoas engajadas.
Sandra Machado, francesa, vive em Portugal desde os seis anos de idade. Formada em Técnica de Ação Educativa, nível 4, bem como formação em Contexto de Trabalho na área de Técnica de Ação Educativa. A sua atuação profissional inclui, a área da Ação Educativa, a área da Administração, Serviços domésticos; Cuidadora de idosos com necessidades especiais.
Analu Carvalho, brasileira, erradicada em Braga há quatro anos. Mestranda em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, pela Universidade de Coimbra. Licenciada em Artes Visuais, pela Universidade do Algarve. Escritora e ilustradora de livro infantil, com atuação na área artística e educacional. Criadora e desenvolvedora do projeto de arte-educação LibertArte. (www.analucarvalho.com)
A EuroPlural possui três eixos que caracterizam-se pelo desenvolvimento das ações voltadas ao bem-estar das pessoas e de todo o processo de engajamento de suas atividades: Plural no modo de existir. Plural no modo de fazer. Plural no modo de ser.
Com base nestes três eixos, os projetos integradores e as diversas manifestações artísticas atuarão como veículos para o processo de transformação sociocultural da sociedade. Por meio destes projetos, as atividades serão realizadas de modo a dialogar de modo transversal, comunicando-se entre si e a ampliar o raio de ação e de abrangência ante as pessoas envolvidas como público e na pluralidade dos profissionais engajados. Mas, a ação voluntária é uma tónica forte da EuroPlural e seus membros.
Para além da diversidade e género, os profissionais engajados e a integrar a EuroPlural: jornalistas, arte-educadores, atores, escritores, profissionais de relações internacionais, pintores, escultores, ilustradores, psicólogos, psiquiatras, músicos, poetas, fotógrafo, cenógrafo, educólogos, formadores, tradutores, bailarinos, advogados, profissionais de gestão e de recursos humanos, ou seja, um grande universo de pluralidades e a ressignificar o que é a função social de ser plural num contexto maior e mais abrangente, e que caracteriza o próprio nome vocacional da startup.
A pluralidade da EuroPlural não restringe-se somente ao seu nome ou às pessoas e profissionais engajados, mas também em suas parcerias, que vão reforçando esta teia e abrangência de actividades e ações estruturadas e integradas. Três exemplos destas parcerias: a MUSA – Associação Artística e de Intervenção Soclal (https://a-musa.pt/) e Mosaico, com uma plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos (www.mo-sai-co.pt). E a Academia Paideia (https://www.linkedin.com/company/academia-paideia/), ambas sediadas na cidade de Braga. Bem como projetos aprovados pelo Erasmus, tendo extensão de suas ações em países como Bélgica, Ucrânia, Portugal, Luxemburgo, por exemplo.
Contudo a expressividade artística, cultural e educacional sejam pontos fortes de seus conceitos e premissas, a saúde mental, a arte terapia fazem um protagonismo importante no desenvolvimento das atividades da EuroPlural.
Uma parceria exitosa como os projetos desenvolvidos com o Centro de Neuro-Psiquiatria St. Martin, na Bélgica, instituição que comemora 15 anos de desenvolvimento em projetos na área e a nossa associação desenvolve importantes projetos com a instituição, nesta visão plural e diversa que faz parte da composição genética da EuroPlural.
Um exemplo desta parceria com o Centro St. Martin, é o projeto Trust Art Therapy, recém-aprovado, financiado com recursos da União Europeia, por meio do Erasmus +, que traz além da EuroPlural, de Portugal, as seguintes instituições: Greek Caresrs Network Epioni, da Grécia; National University “Yuri Kondratiuk Poltava Polytechnic, da Ucrânia; Leuktaemia Foundation of Luxembourg, de Luxemburgo; e Fondazione Di Liegro Ets, da Itália.
Em síntese, o projeto é dedicado a tratar questões relacionadas à assistência de saúde mental às vítimas da Ucrânia, por meio da estabelecida e reconhecida arte terapia, por meio da inclusão e promoção do conhecimento acerca dos impactos humanos em regiões de conflitos. Um dos pilares do projeto é a promoção de ferramentas e a comunicação, além de valores da União Europeia, calcados nos Direitos Humanos, diante situação de conflitos de guerra e outras formas de violência.
Em sua outra vertente de atuação, de seus eixos estabelecidos, a completar um ano de suas atividades, uma série de workshops gratuitos na área LGBTQIPN+, arte terapia “, imigração, refugiados e empreendedorismo serão oferecidos a partir de setembro, de forma gratuita para a comunidade de Braga.
A EuroPlural, tem sua história e trajetória traçada desde 2022. E, tem a presidência e liderança de João Alves.
Médico psiquiatra, pós-doutor pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho e membro da Unesco Chair Global Health & Education e professor de ensino superior e profissional. Começou a integrar e interagir de modo voluntário em movimentos em Portugal na área de Educação de adultos, por meio de atividades e palestras na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, escolas secundárias, presídios e ações de formação em parceria com a Plataforma de Promoção de Saúde, da associação de estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – ICBAS, da Universidade do Porto. Atualmente, desenvolvendo e actuando em diferentes projetos Erasmus.
Nosso contato: europluralproject@gmail.com.
Para mais informações, estas podem ser obtidas no nosso site: https://www.europluralproject.org/
Fotos Fabio Gomes
Design:Vanessa Wigger
Assessoria de imprensa:
Cláudio Paula (claudiopaula@ymail.com – 911-166-120)
Kommentare