Dia Internacional dos Direitos Humanos e EuroPlural Project
- europluralproject
- Dec 8, 2024
- 5 min read
Dia 10 de dezembro de 2024.
Uma data relevante diante de um tema em que o mundo precisa respirar e absorver. Diante de um mundo tão impregnado de violência, em suas diversas nuances e formas.
Este dia representa um enlevo à garantia dos Direitos Humanos.

Direito como à liberdade e à segurança. À integridade física e moral, à propriedade privada. À participação política e à liberdade de expressão, a participar na administração da justiça, elementos que integram o núcleo fundamental numa sociedade democrática.
Uma data de relevância mundial, e que tem se mantido deitada ao lado, infelizmente.
A Associação EuroPlural Project deixa o seu registo ante a relevância deste tema que compõe sua estructura de actividades em desenvolvimento ou desenvolvidas, e que faz parte de suas premissas e conceito de atuação e desenvolvimento em seus projectos, sejam eles voluntários ou não.
A EuroPlural Project entende seu papel junto à sociedade e desencadeou este processo de formação com base no desenvolvimento humano, com ênfase na capacitação profissional, no processo de continuidade e de formação educacional e tendo a arte, a educação e saúde como princípio de transformação da sociedade.
E, como tal, não poderia deixar de registar este marco, numa data de tanta expressividade. Muitas ações e atividades realizadas em seu pouco mais de um ano de atuação foram diretamente tratando temas relativos aos Direitos Humanos e suas vertentes. Entretanto, apesar de apenas um ano de atividades desenvolvidas até então, a tónica deste assunto permeia em seus associados em suas atividades laborais e em seu mundo pessoal, por meio de atitudes, empatia e comportamento, o que somente acentua ainda mais este lado pulsante da EuroPlural Project e no desenvolvimento de ações e demais iniciativas.
Alguns dos projectos desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento relativos à temática:
Projecto Trust Art Therapy – Erasmus + (2024-1-BE01-KA220-ADU-000257527), co-financiado pela União Europeia e desenvolvido via Programa Erasmus +. É coordenado pelo hospital CNP Saint-Martin de Namur, na Bélgica, que possui a parceria das seguintes organizações: Leukama Foundation, de Luxemburgo; National University “Yuri Kondratiuk Poltava Polytechnic, da Ucrânia, Greek Caresrs Network Epioni, da Grécia e a Fondazione Di Liegro Ets, de Itália. E, a Associação EuroPlural Project, que, orgulhosamente, representa Portugal nesta parceria.
Recentemente, nos dias 27 e 28 de novembro ocorreu a reunião de abertura com todos os parceiros integrantes, composto por seis países e em desenvolvimento pelo período de três anos, até o final do primeiro semestre de 2027.
O Projeto Trust Art Therapy (2024-1-BE01-KA220-ADU-000257527) é um acrónimo das palavras: Trauma, Refugiados, Ucrânia, Solidariedade e Terapia. É um projeto de solidariedade na Europa centrado nas vítimas de saúde mental da guerra na Ucrânia, e o poder das terapias artísticas.
Nove premissas compõem, de forma resumida, os objectivos gerais do TRUST:
Contribuir para o bem-estar psicológico e físico das vítimas da guerra na Ucrânia, ajudando-as a gerir o stress e os traumas relacionados com o conflito.
Promover a história de vida e as experiências dos ucranianos como testemunhas visuais.
Promover a história de vida e as experiências artísticas dos ucranianos como testemunhas visuais do impacto humano dos conflitos e aumentar a sensibilização para os valores da União Europeia (EU) e para um mundo mais pacífico e justo.
Fornecer competências para a organização de eventos artísticos e culturais fora ou dentro dos muros de hospitais e centros psiquiátricos para desestigmatizar a saúde mental.
Fornecer conhecimento sobre arteterapia para organizações de saúde mental, educadores, artistas e pessoas em geral.
Conectar centros de saúde mental em rede com artistas, instituições artísticas, fornecedores de escolas de arte e sociedade civil em geral.
Promover a arteterapia como ferramenta de inclusão e para melhorar a autoestima e o bem-estar geral das pessoas que vivem com problemas de saúde mental.
Ajude as vítimas da guerra na Ucrânia a mostrar o poder da arteterapia para comunicar e curar.
Promover os valores da UE.
Outro projecto relevante em desenvolvimento, abrangendo temáticas atinentes aos Direitos Humanos, temos o Workshop Permanente Conexões Plurais. Projecto este desenvolvido em Braga, de outubro de 2024 a julho de 2025, no Mercado Municipal de Braga, para adultos. Uma série de cursos relacionados ao desenvolvimento laboral ou humano ou ligados à educação, à arte aos Direitos Humanos, dentro dos seus eixos, disponibilizados, gratuitamente, à comunidade. E, de forma mensal. São cursos de formação (workshop) que versam sobre temas distintos, como distinta e diversa são as atividades da EuroPlural Project.
O projecto é 100% gratuito. A expectativa é beneficiar, nesta primeira edição, 100 pessoas, e todos receberão certificação. São 25 vagas por cada um dos módulos. Carga horária de quatro (4) horas por módulo.
Os seguintes temas disponibilizados à comunidade:
Lançamento do Workshop Permanente Conexões Plurais
Planejamento de Carreira para profissionais independentes e empreendedores sociais
Projetos internacionais (Erasmus, Investigação e Parcerias)
Educação Ambiental e Ecologia Urbana (Audiovisual e Green Deal)
Mulheres do Mundo (Poesia, Liderança e Fotografia)
Arte e terapia (Dança Saúde, Artes Visuais, Teatro e Psicologia)
Você é friendly ou competente?
Desenvolvimento Humano, Arte e Terapia
Os formadores com curso superior e especialistas em diferentes áreas, associados à EuroPlural Project. Um grupo de educadores de instituições reconhecidas de Portugal e do mundo.
Importante: as inscrições para os cursos já estão abertas. E podem ser realizadas conforme o link:
E, por fim, para sinalizar a abrangência de atuações da EuroPlural Project, o desenvolvimento do projecto relativo à Prescrição Social, numa linha de envolver a saúde mental e a arte-educação numa sequência de atividades: “A arte que acolhe: um projecto de Prescrição Social”.
Este projecto está em processo de desenvolvimento e é baseado num estudo de investigação-ação, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, que traz o projecto Women Dance Company Braga, tendo a dança como ferramenta de desenvolvimento de bem-estar social e saúde mental.
O projecto contará com as parcerias da Associação EuroPlural Project e de profissionais de saúde e agentes socioculturais. Tendo como objectivos a sensibilização e capacitação de futuros agentes de prescrição social, além de avaliar a eficácia das intervenções socioeducativas através da abordagem inovadora da Prescrição Social, numa grande vertente de formar e criar uma rede de prescrição social e comunitária no Norte de Portugal.
Esta abordagem visa melhorar a saúde mental, o envelhecimento ativo, bem como promover o bem-estar físico, mental e social, revitalizando o senso de comunidade e fortalecendo a identidade local entre indivíduos, grupos e comunidades vulneráveis.
A investigação será dividida em duas fases: na primeira fase, será adotada uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas, questionários, registos de observação e reflexões diárias durante as intervenções. Na segunda fase, será conduzida uma pesquisa quantitativa com base na análise de dados biopsicossociais coletados dos participantes na fase inicial. Será utilizado o método de Estudo de caso, investigação/ação, visando capturar informações detalhadas sobre a implementação e os impactos das intervenções artísticas no contexto da Prescrição Social.
No dia 13 de dezembro de 2024, no Anfiteatro I, do Edifício 1 da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação, na Universidade de Coimbra, foi realizada a 1ª oficina gratuita de Expressão Artística, com base nestes conceitos aplicados.
O facto é que a EuroPlural Project em pouco mais de um ano de pleno desenvolvimento, vem traduzindo-se numa instituição que valoriza o ser humano, suas pluralidades, em todos os sentidos. E, estas ações fazem-se presentes e emergem ao público e à sociedade, como forma de troca de saberes, na arte, na educação e na saúde, de conhecimento, mas com a premissa na valorização do humano, como forma integral de formação de uma sociedade.
Para mais informações sobre as ações e actividades da Associação EuroPlural Project, pelo nosso site: https://www.europluralproject.org/
Email: europluralproject@gmail.com.
Assessoria de Comunicação: Cláudio Paula
Email para contacto: europluralproject.comunicacao@gmail.com




Comments