Evento de desfile ucraniano em Lisboa aproxima embaixadora da Ucrânia à EuroPlural Project em possíveis parcerias para refugiados
- europluralproject
- Jun 3
- 2 min read
A comunidade ucraniana encontrou-se na Galeria Beltrão Coelho, no último dia 30 de maio, em Lisboa e aproxima a embaixadora da Ucrânia Maryna Mykhailenko às ações da EuroPlural Project, que teve como representante a nossa voluntária associada e diretora Galyna Ilyuk.
O encontro marcou o desfile de moda dedicado ao 175.º aniversário do nascimento de Vikentiy Khvoyka — o arqueólogo que revelou ao mundo a cultura de Trypilli, antiga civilização que existiu no território da atual Ucrânia há mais de 7 mil anos.
A coleção de vestuário, criada pela estilista Halyna Shcherban, foi inspirada na simbologia, nas formas e nos ornamentos desta antiga civilização
Os tripilianos deixaram um legado cultural único — cerâmica requintada com espirais características, representações da deusa-mãe e provas do elevado desenvolvimento do artesanato, da agricultura e de um modo de vida pacífico.
O desfile foi acompanhado por música ao vivo interpretada por Denys Stetsenko e Danylo Klyutsko. Os músicos não apenas tocaram — viveram e sentiram cada nota, transmitindo emoções, atmosferas e um profundo elo com o património cultural ucraniano. Graças à sua presença, o desfile transformou-se numa verdadeira viagem no tempo.
A atmosfera especial da noite foi enriquecida por um testemunho pessoal de Andrii Shvets, participante direto nas investigações arqueológicas da cultura de Trypillia. As suas memórias deram ao evento uma dimensão humana e emotiva, recordando que a história não é apenas um passado distante, mas uma experiência viva de todos aqueles que a tocam.
O evento ainda contou com a presença dos músicos ucranianos Denys Stetsenko e Danylo Klyutsko, que abrilhantaram o evento do desfile pela viagem musical às profundezas da nossa cultura e a Andrii Shvets pelas palavras que reavivaram a memória das nossas origens.
A Galeria Beltrão Coelho teve ainda a presença deste evento da embaixadora da Ucrânia, Maryna Mykhailenko, que participou do evento do desfile de moda dedicado à civilização ucraniana de tantas histórias ao mundo ocidental.
Agradecimento especial à embaixadora Maryna Mykhailenko pelo acolhimento e recebimento de nossa voluntária associada e diretora da Associação EuroPlural Project Galyna Ilyuk, que vive em Portugal há 16 anos. O encontro delas em Lisboa propiciará uma ação de apoio a nossas atividades envolvendo a comunidade de refugiados ucranianos em Braga.
A nossa associada Galyna Ilyuk está coordenando um encontro com a comunidade de refugiados ucranianos, neste próximo sábado em Braga. O evento é um convite aberto à comunidade ucraniana que queira participar e integrar este encontro de bem-estar, arte e solidariedade.
O evento Encontro Arte de Viver realizar-se-á neste sábado, dia 7 de junho, na Casa de Vidro, sede provisória da Associação EuroPlural Project, no Parque da Ponte, que fica na União das Juntas das Freguesias de São Lázaro e São João do Souto.
A iniciativa é uma ação do programa de desenvolvimento do Projeto TRUST ART THERAPY (2024-1-BE01-KA220-ADU-000257527) co-financiado pela União Europeia e Programa Erasmus + em parceria com a UPE- Associação Centro Social e Cultural – Luso-Ucraniano e a Associação EuroPlural Project a entidade representante de Portugal no desenvolvimento do TRUST ART THERAPY.
Para mais informações sobre as ações e actividades da Associação EuroPlural Project, pelo nosso site: https://www.europluralproject.org/
Email: europluralproject@gmail.com.
Assessoria de Comunicação: Cláudio Paula
Email para contacto: europluralproject.comunicacao@gmail.com









Comments