Prescrição Social como benefício social e de desenvolvimento local
- europluralproject
- Aug 29, 2024
- 6 min read
Updated: Jun 17

A Associação EuroPlural Project chega há pouco mais de um ano a desenvolver e em desenvolvimento um número significativo de projectos e tem em suas linhas de atuação e seus eixos o trabalho da saúde mental vinculado à arteterapia e a educação, como temáticas e bases de atuação em suas ações e atividades.
Das linhas de projectos, até então aprovados, a linha de saúde mental está presente em praticamente em todos os projectos ou tendo sido finalizados recentemente ou em processo de desenvolvimento ou mesmo em fase de implantação, tendo a arteterapia e a educação como ferramentas associadas e atuantes no desenvolvimento local e no benefício social.
Neste sentido, este artigo da EuroPlural Project tem a temática da Prescrição Social como ênfase de discussão. Metodologia já desenvolvida e praticada em alguns países da Europa, inclusive, em Portugal, com algumas iniciativas.
Três projectos relevantes que estão em fase de implantação ou foram realizados de forma recentes, em destaque:
- Projecto Trust Art Therapy:
O projecto se destaca por mais uma parceria consolidada com o Centro St. Martin. Co-financiado com recursos da União Europeia, por meio do Programa Erasmus+, que traz além da EuroPlural Project, representante de Portugal, as seguintes instituições, além do Centro St. Martin (Bélgica): Greek Caresrs Network Epioni, da Grécia; National University “Yuri Kondratiuk Poltava Polytechnic, da Ucrânia; Leuktaemia Foundation of Luxembourg, de Luxemburgo; e Fondazione Di Liegro Ets, da Itália.
Em síntese, o projecto é dedicado a tratar questões relacionadas à assistência de saúde mental às vítimas da Ucrânia ou aplicável a qualquer situação de conflitos de guerra e outras formas de violência, por meio da arteterapia, seja pela inclusão e promoção do conhecimento acerca dos impactos humanos em regiões de conflitos. Um dos pilares do projecto é a promoção de ferramentas e a comunicação, além de valores da União Europeia, calcados nos Direitos Humanos, diante de situação de conflitos graves, relacionados às diversas formas de violência, oriundas de situação de guerra.
- Projecto Mobilidade Portugal-Bélgica
O projecto foi composto de diversas atividades em mais uma relevante parceria com o Centro Neuropsiquiátrico de St-Martin, da cidade de Namur, na Bélgica. As atividades ocorreram em maio passado.
A parceria no projecto consistiu em desenvolver a formação do curso profissional “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, um dos grandes parceiros no processo de desenvolvimento humano e social. O projecto foi contemplado pelo Programa Erasmus+ e cofinanciado pela União Europeia. As atividades de formação por integrantes da EuroPlural, como Adriana Lima, psicóloga e formadora externa do Instituto de Empregos e Formação Profissional – IEFP, Rubiélson Medeiros, coreógrafo, bailarino e também formador externo pelo IEFP e Ivo Marques apresentando o papel da EuroPlural Project e do programa de mobilidade contemplado pelo programa Erasmus +.
O grupo de mobilidade foi composto por cinco (5) profissionais técnicas do Centro Saint Martin, para integrarem o respectivo curso, que realizou uma série de atividades de aprendizagem relacionadas com eco-responsabilidade alinhado com o pacto Verde Europeu. Além da formação, a programação desenvolveu diversas atividades práticas e formação sociocultural e a valorizar o intercâmbio multidisciplinar, além visitas técnicas e culturais, pelas cidades de Braga e do Porto. O projecto recebeu relevantes apoios em Portugal, seja pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), da Unidade de Saúde Local (ULS) São João, no Porto e do Mercado Municipal de Braga, onde o curso foi ministrado.
- Seminário Internacional de Inovação Tecnológica e Social em Saúde Mental
A Associação EuroPlural esteve presente, por meio do desenvolvimento da dança, aliada à arteterapia e o desenvolvimento terapêutico associada à saúde mental.
O seminário internacional trouxe 15 anos de experiências e práticas desenvolvidas no campo da investigação e da pesquisa colaborativa, bem como o intercâmbio destas práticas na Europa. O evento foi conduzido pelo Centro de Neuro-Psiquiatria St. Martin, na cidade de Namur, na Bélgica.
E, falar em desenvolver projectos, desdobrar ações, atividades para o bem-estar num mundo melhor possível, ainda que numa visão de futuro, mas que hoje aloca este conhecimento e práticas de desenvolvimento sociocultural, tudo isso está nas premissas e atividades da EuroPlural Project.
Neste sentido, um projecto em fase de implantação “A Arte que Acolhe: Um Projeto de Prescrição Social” é um projecto que possui a temática da Prescrição Social como base de trabalho e de desenvolvimento das atividades, e que as linhas de educação e arteterapia convergem para a questão da saúde mental, mas, também, a saúde física, emocional como um todo.
O projecto tem como fundamentação o desdobramento da tese final de mestrado da artista visual, formadora e arte-educadora Analu Carvalho, associada vinculada à EuroPlural Project. Fruto do mestrado em “Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais”, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, uma das parcerias firmadas pela EuroPlural Project para fins de desenvolvimento no campo da investigação da tese de mestrado.
O projecto tem parceria entre Associação EuroPlural Project e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, pela Universidade de Coimbra e possui a orientação da professora-doutora Maria do Rosário Pinheiro, com licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, área de Terapêutica do Comportamento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC (1989); Mestrado em Ciências da Educação (1993); Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação pela FPCE-UC (2004). E, a coorientação do médico psiquiatra João Alves, pós-doutor pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho e membro da Unesco Chair Global Health & Education e professor de ensino superior e profissional, que atualmente desenvolve e atua em diferentes projectos do Programa Erasmus junto à EuroPlural Project.
Este projecto visa a sensibilização e capacitação de futuros agentes de prescrição social, sejam no campo da saúde ou na área sociocultural. Além disso, visa avaliar a eficácia das intervenções socioeducativas, por meio da estratégica inovadora da Prescrição Social, como ferramenta para melhorar a saúde mental e a sensação de bem-estar, revitalizar o senso de comunidade e identidade local entre indivíduos, grupos e comunidades vulneráveis.
O projecto de intervenção/ação vem sendo desenvolvido por meio de um projecto experimental de dança, Women Dance Company Braga, em parceria com o IEFP de Braga, com grupo de mulheres 18+.
Na investigação será utilizada uma abordagem qualitativa, por meio de um processo de investigação participativa e com método de estudo de caso, investigação-na/pela-ação. Os instrumentos de coleta de dados incluirão entrevistas semiestruturadas, questionários e registos de observações e reflexão, com base na educação social, cuidados da saúde mental, arteterapia e bem-estar, justamente, visando coletar informações detalhadas sobre a implementação e os impactos da prescrição social.
A arte pode associar-se à Educação Social como ferramenta, na busca dessa inovação social. Primeiramente, por propiciar o desenvolvimento criativo e cognitivo. Além disso, a educação artística, por ser um processo complexo que impulsiona o pensamento crítico, habiilta e capacita as pessoas a ter um maior grau de conscientização acerca do mundo que o orbita e possibilitar que a comunidade assistida possa obter condições de obter um pensamento mais crítico, diante de seus pensamentos, decisões e na rotina a qual está condicionado.
Os processos artísticos possibilitam a construção deste pensamento crítico e reflexivo para resolver essas questões. Além disso, as manifestações artísticas possuem o potencial de oferecer uma contribuição significativa para o desenvolvimento de uma sociedade saudável, promovendo o bem-estar coletivo. Elas representam um recurso ainda não plenamente explorado, cuja integração aos sistemas de saúde e de assistência social, atualmente enfrentando desafios de pressão substancial, poderia propiciar não apenas inovações metodológicas, mas também soluções economicamente sustentáveis, segundo dados da própria Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesse contexto, a Prescrição Social se destaca como uma prática relevante.
Ainda segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prescrição Social pode ajudar a abordar as causas subjacentes dos problemas de saúde e bem-estar dos pacientes, em vez de simplesmente tratar os sintomas. Assim, a prescrição social é uma abordagem mais holística aos cuidados de saúde, que promove cuidados integrados baseados na comunidade e contribui no âmbito da prestação de serviços de saúde.
Sempre lembrando que, contudo, a expressividade artística, cultural e educacional sejam pontos fortes de seus conceitos e premissas de atuação da Associação EuroPlural Project, a saúde mental é uma área de protagonismo importante no desenvolvimento das atividades. Bem como projectos aprovados pelo programa Erasmus+, tendo extensão de suas ações em países como Bélgica, Ucrânia, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Itália, por exemplo.
Nosso contato: europluralproject@gmail.com.
Para mais informações, estas podem ser obtidas no nosso site: https://www.europluralproject.org/
Assessoria de Comunicação: Cláudio Paula
Email para contacto: europluralproject.comunicacao@gmail.com
(Atualizado em 26-05-2025)




Comments