Projecto A Arte de Viver integra refugiados ucranianos na Casa de Vidro – sede temporária da EuroPlural Project
- europluralproject
- Jun 9
- 2 min read
Updated: Jun 24
A Associação EuroPlural Project organizou e realizou o primeiro encontro do projecto A Arte de Viver, reunindo um grupo de pessoas ucranianas que, por diferentes razões, agora vivem na cidade de Braga, em Portugal.
O evento foi realizado na Casa de Vidro (sede provisória do Ateliê EuroPlural Project), no Parque da Ponte, na Junta da União das Freguesia de Braga (São Lázaro e São João do Souto).
O evento foi coordenado pela nossa associada voluntária Galyna Ilyuk (@galyna_ilyuk), de origem ucraniana e residente em Portugal há 16 anos. O projecto A Arte de Viver foi um encontro com a comunidade de refugiados ucranianos, num encontro de integração da arte, arteterapia, relatos, ou seja, um evento de muita integração e relações de bem-estar, arte e solidariedade.
Estiveram presentes 12 pessoas, vindas de várias regiões da Ucrânia como Dnipropetrovsk, Kyiv, Sumy, Kherson e Ivano-Frankivsk. Cada uma das pessoas presentes trouxe consigo uma história única, marcada por memórias intensas, muitas vezes dolorosas, que foram partilhadas com coragem e emoção.
O evento foi iniciado com uma roda de conversa, onde todos abriram o coração… falaram das suas vidas, dos desafios enfrentados, das saudades, mas também dos sonhos e planos para o futuro. Ao longo do evento o desenvolvimento de ações de arte-terapia a compor na programação como forma de expressividades dos integrantes presentes.
Por meio da escuta profunda e do acolhimento mútuo, o grupo foi ganhando leveza… e quando passámos a parte criativa — desenhar o que sentíamos — a alegria começou a surgir, e a esperança foi preenchendo o espaço…
Terminámos o dia com abraços sinceros, olhares compreensivos e a sensação de que juntos somos mais fortes. Segundo Galyna: “Como coordenadora deste encontro, senti-me profundamente tocada pela abertura do grupo, pela força das partilhas e pela delicadeza com que todos se acolheram mutuamente.”
Foi também muito significativa a presença dos associados da Europlural Project, como Ana Carvalho (artista visual), Gilson Filho (cineasta), João Alves (Médico psiquiatra) e Rubiélson Medeiros (coreógrafo). Analu Carvalho, luso-brasileira, por exemplo, partilhou a sua história e os seus sonhos, na roda de conversa. Segundo Galyna: “Este gesto ajudou a fortalecer a ponte entre as culturas, despertando empatia e união.”
O evento teve também a parceria da UPE- Associação Centro Social e Cultural – Luso-Ucraniano, a Associação Unidos da Ponte e a Junta da União das Freguesia de Braga (São Lázaro e São João do Souto).
A iniciativa é uma ação do programa de desenvolvimento do Projecto TRUST ART THERAPY (2024-1-BE01-KA220-ADU-000257527) co-financiado pela União Europeia e Programa Erasmus + em parceria de cinco instituições de cinco países diferentes (Bélgica, Luxemburgo, Itália, Grécia e Portugal).
O projecto Trust Art Therapy é coordenado pelo Centro St. Martin, da Bélgica e a Associação EuroPlural Project é a representante de Portugal no projecto.

תגובות